Alexandre Saffi

sábado, junho 11, 2005

Bruxelas

Pra quem nao sabe e colou no colegio Bruxelas e a capital da Belgica. Pais peaueno entre Franca e Holanda com fronteira pra Luxemburgo e Alemanha tambem.
Bruxelas tem cerca de 150 mil habitantes, cidade pequena e encantadora. A tranauilidade paira pelo ar por aqui, tirando e claro os malucos ingleses que sempre fazem de tudo para aparecer, e olha que sempre conseguem. Pra quem quer conhecer, uns 2 ou 3 dias ta mais que bom e se me perguntarem se vale a pena, digo que vale co, certeza.
Pode se considerar uma cidade tipica europeia, predios antigos, muita area verde, transporte publico bom e pracas antigas com muita historia pra contar. Alias, para mim, em relacao as pracas antigas que conheci, sem duvida a praca central daqui e a mais show. Eles a chamam de Grand Place, localizada bem no centro da cidade, com fachadas de cair o queixo e tudo mais, construidado no seculo XII.
O simbolo da cidade e um bonequinho meio ridiculo mijando, dizem que ele salvou a cidade de um incendio com o xixi, vai saber ne.
Bruxelas tambem e o centro economico da Uniao Europeia, tudo partiu daqui. E sede da OTAN ou ONU agora nao to lembrado, sorry. Fui la na UE tentar conseguir um patrocinio pra minha viagem e tal mas nem me receberam, foda. Falei do Lula e tudo, da paz, do fome zero e nada. Que merda hehehe.
Chegeui ontem por aqui em um voo bem tranquilo e barato de Barca. O tempo mudou completamente, para que quer voltar queimqdo de umq ferias na Europa e pegar um calor nao recomendo isso aqui. Ontem ate tinha sol, mas hoje ta um frio de 10 graus, ninguem merece.
Aquele frio na barriga de ir a um lugar desconhecido voltou a bater, na real e uma mistura de ansiedade com um pouquinho de medo, nada que me impessa de continuar descobrindo novos lugares. Na real o ponto de interrogacao e sempre o primeiro dia, depois tiro de letra.
Por aqui falam duas linguas e pra quem acha que o ingles e uma delas esta enganado, frances e holandes. Voces nao tem nocao do aue e olhar uma placa de informacao e nao ter nem nocao do que seja, engracado pelo menos e. Claro que os albergues e o posto de informacao daqui falam ingles o que ajuda muito. Por incrivel que pareca, meu ingles de cultural feito a 10 anos ainda nao me deixou na mao, gracas.
Hoje fui comprar uma passagem pra Amsterda, e a mulher nao falava nada de ingles, ou seja, tudo feito atraves de mimica ou coisa parecida, engracado foi com certeza. Olhei o bilhete impresso e pelo menos qcho que esta certo, mais so vou ter certeza segunda antes de pegar o bus.
Amanha vou pra Bruges, se conseguir pegar o trem e claro, uma cidadezinha perto daqui que falam maravilhas, dizem que e a veneza daqui e mais bonita que Bruxelas, vamos ver.
Fui.

quinta-feira, junho 09, 2005

Churras, chimarrao e viagem.

Bom, já passam alguns dias que não mando notícias mas, podem ficar tranqüilos que estou bem, ou melhor muito bem. A minha primeira etapa aqui em Barcelona esta sendo concluída hoje. Tinha o objetivo de ficar em barca e tentar alguma coisa tanto na arquitetura como em um sub emprego qualquer, infelizmente não consegui nada por enquanto então como já havia planejado vou viajar por 12 dias e conhecer alguns lugares por aqui. Antes de contar da minha viagem vou falar um pouco dos acontecimentos da semana.
Sábado finalmente matei duas vontades que estavam me matando já, chimarrão e um suposto churrasco. Fomos eu e mais umas 7 pessoas a um parque nas proximidades de Barça parecido com o parque da Harmonia ai em POA. Tinha churrasqueiras, claro que não como as daí, e muita área verde. Foi muito dez, tomei chimarrão, comei digamos que uma carne de boi, salsichão, pão com alho e outras coisas típicas daqui. O que faltou pra fechar um churrasco foi uma salada de batata, mas com certeza não fez muita falta, pelo menos para mim. O chimarrão era com erva mate gaúcha, da boa mesmo. Uma das pessoas que estavam lá tinha trazido daí alguns quilos, ainda bem.
Fui conhecer a La Pedreira do Gaudi, achei bem interessante. Não é um tipo de arquitetura que eu goste tanto, mas mesmo é impressionante. Uma coisa muito importante nos projetos dele é a riqueza de detalhes que ele trabalha. Desde a parte estrutural que é a parte mais bruta do projeto até a parte mais delicada como o desenho do forro, dos pisos, das esquadrias..... Quem vem pra Barça tem que conhecer pelo menos uma das obras dele, ou todas como eu.
Bom, sobre a viagem, estou embarcando amanha para Bruxelas onde fico dois dias, depois vou para uma cidadezinha perto dali ainda na Bélgica Bruges. Saindo de Bruges vou pra Amsterdã e depois a tão falada Paris onde fico 6 dias. Ai volto pra Barça e tento mais algumas coisas por aqui. Mandando mais curriculum ou outro tipo de coisa. Vamos ver no que dá essa viagem né, que vai ser divertida isso vai.
Fui

segunda-feira, junho 06, 2005

Festa estranha e com gente esquisita

Nessa semana fui em uma festa que me fez lembrar uma música do Legião Urbana, Eduardo e Mônica. Um dos trechos dela na verdade: “…festa estranha e com gente esquisita …” a única diferença, para quem conhece a múcisa é que eu tava legal, também né, com a birita sendo vendida a 4 euros que ficaría bêbado.
É um bar localizado na praça real e de nome Jamborre, acho. Chegamos lá, eu e um parceiro brazuca, por volta das 23:30h e ficamos na praças tomando umas cevas dos paquistan que é muito mais em conta, 1 euro a latinha. Esperamos um pouco e entramos no bar por volta da 1h, até por que ninguém é mais criança aquí, a entrada antes da 1:30h é 3 euros e desoís fica 8 euros.
A primera parte da festa acontece numa espécie de sub-solo bem interessante. Muitas pedras e ticholos a vista dando um ar meio medieval para o lugar. A música tocada la é para todos os gostos, quando chegamos estava rolando o final de um show de jazz muito bala, os caras tocavam muito mesmo. Depois começa um rap de periferia tocado e cantado na hora, muito legal. Qualquer um pode ir ali e mostrar o que sabe. Colocam uma luz no meio da pista de dança e um microfone para para os cantores anônimos. Muito interessante, teve rap em espanhol, inglês, francês e outras línguas não identificadas. Nunca pensei que fosse gostar de subir rap em uma festa, achei muito bom mas claro que o lugar e o ambiente ajudaram bastante.
O rap fica rolando até abrirem a pista de cima, onde rola todo o tipo de música desde samba rock até michael jackson. É quando o público se divide um pouco conforme o que gosta de subir e com que tipo de pessoa se relacionar.
Mais vamos falar um pouco sobre o que alguns debe estar queriendo saber, sobre as pessoas da festa e mais precisamente las chicas. Como em qualquer lugar aquí em Barça os turistas eram muitos e de todos os lugares e fazem parte, pelo menos para mim, da categoria gente esquisita. As chicas estrangeiras são sempre diferentes e com características totalmente diferentes das brasileiras, isso nota-se claramente. Nessa noite o nível de mulheres estava digamos razoável para reguralar, tendo muitos mais mulheres feias que bonitas. Pode ser que EU tenha dado azar né, vai saber, quem sabe a próxima vez que eu va para la dê mais sorte. Em relação aos homens, me desculpem as meninas ai do Brasil mais me recuso a fazer qualquer comentário sobre, pois não tenho gosto para isso.
Como falei acima, as brasileras são muito diferentes das espanholas ou estrangeiras. Elas ficam dançando e provocando que esta do seu lado, independente de gostar ou não dele. Ai comça um joguinho de provaca aquí, provoca ali pelas duas partes, até que ou o cara ou a mulher sai fora sem as vezes ao menos tracar uma palavra, muito estranho para o meu gosto. Não sei se é uma característica das espnholas ou das estrangeiras também, mais elas beijam muito pouco. Não descobri porque ainda, mais prometo contar mais detalhes quando ficar sabendo.
No final fui uma noite bem divertida, saímos do bar por volta das 4:30h da manhã sentindo falta de algum lugar para comer um rango tipo mac ou habbis. Por aquí tudo esta fechado a essa hora, que merda.
Fui