Alexandre Saffi

sexta-feira, maio 06, 2005

Valeu a reza!!!

Primeiro gostaria de agraceder a reza de todos, ou pelo menos de quem se deu ao trabalho né. Ja estou em Barça e bem obrigado.
Por volta das 9:00h de quarta meu autobus saiu de Madrid rumo a Barcelona. Uma viagem longa e cansativa mas que com certeza vai valer a pena. Tem uma parada no meio do caminho, Zaragoza. Vendo ela através de uma janela me pareceu uma cidade muito interessante, com praticamente a maioria das edificaçoes em tijolo aparente. Passei por uma suposta catedral que achei muito interessante, grandiosa comparada com a cidade que parece ser pequena.
Cheguei em Barça por volta das 17h, ou seja, 8 horas de viagem. Haja paciência e humor pra isso.
Estou hospedado aqui na casa de um amigo da minha mae e vó, ou amigo da família, como queiram. Ele tem uns 80 anos mais com cara de 70. Muito engraçado e fala um portunhol como eu, pois morou um tempo em POA. Nos entendemos muito bem, conversas e mais conversas sobre os dois países e cidades. A casa dele fica um pouco afastada do centro da cidade, mais nada que um ônibus ou metrô nao ajude. Na real de graça tudo vale né, mais espero que seja por pouco tempo.
Sai com ele para um passeio de carro pela cidade, para um reconhecimento, digamos que o trânsito do centro é um pouco congestionado, ou bastante. Mais como uma grande capital esses é um dos seus problemas.
Minha primeira impressao da cidade foi muito boa, pra nao dizer maravilhosa. Das cidades até agora visitadas, ela com certeza possui o melhor transporte público. Nao sei como seria de uma cidade dessas sem um metrô ou trem, com certeza um caos.
A vocaçao para o turismo aqui é muito clara, todos os lugares que se vai ou ao menos se passa eles estao presentes. Muitos idiomas de todas as partes do mundo. Postos de informaçoes em todos os lugares e muito bem informados.
No passeio que fiz com o Molina, onde estou hospedado, passei pela parte do porto velho e pela barceloneta, praia badalada daqui. O que mais fiquei surpreso, ou estranho é que nao senti aquele ar de praia quando estive em barceloneta. Sabe aquela coisa de sentir a maresia na cara com o ar batendo, sei la, nao aconteceu comigo. Nao sei porque mais pretendo descobrir. Mais contudo, a orla é uito show, muitos espaços para caminhadas, corridas, passeios. Tudo muito limpo e com muitos coqueiros. Gostei bastante do estilo da praia. Só a areia né, que é aquela grossa com pedrinhas, nem chega perdo a areia de copacabana.
Hoje dei uma bela caminhada pela cidade, coisa indispensável por aqui. O que falar da Sagrada Família. Pode ter certeza de tudo o que falaram pra vocês dela é totalmente verdade. Monumental, grandiosa, espetacular, ......... A primeira coisa que se deve fazer é se biliscar, ai vai ver que realmente aquilo tudo é real e muito impressionante. A grandiosidade dela se vê ainda mais evidente em alguns cartoes postais que vi onde mostra uma vista aérea do bairro, realmente sensacional.
Gaudi por aqui é Deus, com toda a razao. Conheci apenas uma parte das coisas que ele fez, como a Sagrada Famíla, La Pedreira e a casa Bistlo, faltam algumas coisas ainda, mas com certeza ele era muito bom.
Passei também pela rambla, famosa avenida de Barça, que começa da praça da Catalunha e acaba no monumento em homenagem a Colombo. Tem muitas árvores e muito verde, bancas com todos os tipos de coisas que vocês possam imaginar, desde peixes em aquários a galinhas e galos cantando por volta ds 17h da tarde. Tem realmente de tudo la. Digamos que é o centro de POA em uma rua, ou quase isso.
Se a primeira impressao é a que fica, cmcerteza foi a melhor possível. Barcelona é simplesmente Barcelona.
Após esse deslumbramento, estou agora na batalha pra conseguir algum quarto para alugar por aqui. Quero, como alguns sabem, tentar alguma coisa por aqui e o ponto de partida é alugar um cantinho pra mim.
Pelo que vi e pelo o que as pessoas daqui me dizem é que ta bem difícil tanto de conseguir um quarto para alugar como para se tornar um milionário estrangeiro.
Espero que continuem rezando por mim ai, pois se nao conseguir nada, semana que vem vou estar dormindo junto com as pombas da praça Catalunha, mais nao contem pra minha mae ou pai né, podem ficar preocupados.
Vou indo nessa me desculpando para os que nao tem muita paciência para lerem textos grandes, mas é que estava a 3 dias sem escrever um post.
Vai começar a peleia, e como dizem por ai, nao ta morto quem peleia.
Fui.

terça-feira, maio 03, 2005

Rumo à Barcelona

Madri esta acabando e com certeza vai deixar saudades. Amanha pela manha estarei embarcando para Barcelona, na real subindo no bus pois é mais barato né. 5 horas e pouco de viagem, vamos ver no que da.
Em Madri esta tudo muito bom, fiz algumas amizades, com brazucas e ingleses, principalmente por causa do albergue. O albergue que estou agora e no qual passei a primeira noite aqui, tem muitos brasileiros, tanto no atendimento como se hospedando, o que faz como que você se sinta muito mais em casa, no Brasil. O outro, no qual passei outras duas noites é um albergue no mesmo estilo que o dos brazucas, um pouco mais limpo e mais calmo mais com um ambiente meio de hospital e tal. Outro detalhe desse outro albergue é que ele fica no meio de um bairro gay, pois é, podem rir da minha cara. Até o atendente é meio digamos feminino demais. O negócio foi dormir de cuecao de couro e rezar para que nada aconteça e para os engraçadinhos de plantao, nada aconteceu.
Aqui a vida cultural, como na europa é muito forte. Museos é o que mais se tem para ver, desde o de arqueologia até os 3 mais famosos e imperdíveis: Prado, Thyssei e o outro que é o melhor me fugiu o nome, putz. Vi pela primeira vez picasso, muito louco é o que tenho para dizer. A primeira coisa que pensei quando vi picasso foi em quanto custaria aquela tela, bem coisa de pobre mesmo, depois tentei adimirar a obra dele. Tentei pois nao entendo muito dessas coisas como falei anteriormente. Cada tela tem um contexto e uma história e esse nao é o meu forte.
A impressao que tive aqui foi das melhores, muita gente de fora. Tem muito estrangeiro morando por aqui, a maioria da américa latina. Alguns bolivianos também estao presentes. Alguns dizem que dos 4 milhoes de habitantes cerca de 600mil sao estrangeiros. Pode até ser, mais achei um pouco exagerado. É uma cidade diversa, tudo que você quizer encontrar e procurar, com certeza vai achar, acho que devido aos estrangeiros que aqui vivem.
Bom, no meu próximo post provavelmente esteja em Barça ja, acho que vai ser diferente de tudo que vi nesses 15 dias, ou seja, vamos rezar.
Fui

domingo, maio 01, 2005

Dia longo por aqui

Bom, após uma noite curta de sono, acordei por volta das 8h, tomei um café da manha aqui do albergue e fui pra rua. Realmnete Madri é muito grande mesmo, principalmente comparando com as cidades que ja visitei, digamos que é o dobro de POA, o que pra mim é bastante.
Fiz praticamente toda a parte histórica do centro a pé, muitas indas e vindas. Foi quando pelas 14 horas cheguei na parte dos museos e como hj é 1º de maio estava tudo fechado foda. estava ancioso para conhecer as obras ou parte delas de Picasso, Dali, Murillo, e muitos outros. Nao sou um adimirador tao grande assim desse tipo de arte, mais pelos nomes citados ai deve ter coisa muito boa, nome eles tem.
Como eles estavam fechados resolvi deixa-los para manha e parti rumo a porta da Europa. Sao dois prédios inclinados a 14º todo em estrutura metálica. Vale a pena ver e conferir. Depois disso aos adoradores de futebol fiz uma visita guiada ao santiago Bernabeu, casa do Real Madri. Realmente é muito interessante o passeio, fora a beleza do estádio, se conhece desde a tribuna de honra ao banco de resrvas, passando pelos vestiários e casa de banho.
Depois disso ainda conheci o prédio mais alto daqui o tal de Azca ou cois parecida, similar as torres gêmeas, sendo projetado pelo mesmo arquiteto.
ai dei outra banda de metrô até a volta do albergue.
Sao quase 19 horas e estou bem cansado, vou fazer uma massa e tomar um banho pra ver se me animo a sair mais tarde.
Fui.