Alexandre Saffi

sexta-feira, maio 20, 2005

Estou em casa

O tempo esta passando por aqui e ja me sinto praticamente em casa. Tudo que antes era maravilhoso está se tornando normal para mim. Caminho pela Rambla, passo pela Pedreira, entro e saio do metrô, vejo pela janela do apê a Sagrada Família e o tal de obelisco do Jean Novel e isso se tornou normal. Claro que eu continuo admirando tudo isso, continuo e muito, mas é como se eu estivesse em POA e passasse pelo teatro Sao Pedro ou pelo Gasômetro.
Ontem por sinal passei pela Sagrada Família a noite, com certeza espetacular. A noite ela parece ainda mais grandiosa. Ao fundo estava a lua que se tornou uma pequena bola insignificante perto da Sagrada. Outra coisa que acontece a oite la é que nao tem milhoes de turistas se dando cotovelada para encontrar o melhor ângulo para uma foto. Estava eu la sozinho com minha câmera curtindo e admirando.
Ja estou andando até sem o folheto do metrô, entro e saio sem ter que ficar procurando a estaçao. Os ônibus é que ainda peno um pouco, mais como caminho bastante eles se tornaram minha 3 opçao.
Minha busca por algum trabalho continua firme, com certeza as caixas de entradas da maioria dos arquiteos e escritórios daqui ja devem estar com meu curriculum, aliás tive que cortar uma boa parte dele. Tinha 150 páginas, acho que era porque a letra estava com tamanho 200 e com espaçamento triplo das linhas. Quando deixei tudo mais ou menos normal se transformou em apenas uma, foda. Por aqui eles nao leêm curriculos muito extensos, o normal é ter uma folha só e com foto.
Falando da foto, isso foi um drama também, muitas fotos até achar uma decente. Acho que o encanto de Don Juan ficou em Sevilha ou coisa parecida.
Aqui esta uma seca grande, nao chove bastante desde setembro e se continuar assim parece que vai ter racionamento de água. Nao é só por ai que tem seca. Pelas informaçoes que me mandam vocês estao virando sapos ai né. Quem quiser um pouco de sol pode dar uma passadinha por aqui, eu garanto.
Fui.

quarta-feira, maio 18, 2005

1º mês

Ontem fez um mês que estou por aqui, dizem que o que é bom dura pouco, entao acho que foi e esta sendo bom pois passou e esta passando muito rápido. Parece que foi ontem minha despedida no aeroporto.
Ja conheci coisas e pessoas que vao demorar para sair da minha memória. Se por acaso tivesse que voltar hoje pra POA tudo teria valido muito apena. Desde as coisas ruins e perdas, como as coisas boas e ganhos.
Como falei, ontem quando foi completado um mes de viagem caiu uma tremenda chuva por aqui. Praticamente o dia inteiro. Foi minha primeira chuva de verdade aqui na Europa. Nada de mais, parecia POA. hehehehe.
Minhas pernas agradeceram um dia de descanso, apesar de ter saído as compras, mais foi um dia bem mais tranquilo. Acho que nunca caminhei tanto na minha vida como nesse mês. Acho que em média cheguei a fazer umas 3 a 4 horas de caminhada por dia em alguns casos. Mas com certeza é o melhor jeito de se conhecer as coisas.
Nesse mês passei por Portugal e Espanha e digamos que seja pouco se compararmos com a Europa, mas já é alguma coisa. Pretendo ainda conhecer algumas coisas mais por aqui, sei que nao vai ser fácil mais é meu objetivo mas claro antes tenho que me tornar um milionário né.
Algumas coisas engraçadas nesse um mês de viagem as vezes me esqueço de contar, como um americado mau humorado que encontrei em Faro (Portugal). O cara era muito chato e insuportável e ainda por cima roncava que parecia um porco. Teve um francês muito fedorento, quando digo muito é muito mesmo, que fui colega de quarto em Sevilha. O cara nao tomou banho durante os 3 dias que fiquei la. Agora imaginem um calor de 40º e o cara ficar sem tomar banho 3 dias. Isso mesmo, inssuportável. Uma outra cena cômica foi o diálogo entre eu, um alemao e um japonês. A lingua em comum entre nós era a dos gestos. Mais se entendemos bem, pelo menos eu acho que sim né.
A grande novidade ou nao é que comprei um celular por aqui, como em POA nada funciona sem cel. Digamos que foi um investimento para algo melhor, vamos ver. Tive que comprar um cel que fosse tribando pois tinha que funcionar ai no Brasil, aliás espero contar com a colaboraçao de voces ai quando chegar, pois vou ter um cel para ser vendido. Posso até fazer um leilao se vocês quiserem, sei que a busca vai ser grande pois imagina tu com um cel de Barça. hehehehehe.
Para quem quiser brigar com pai e mae ou mulher, namorado, vó pode me ligar. Pode ter certeza que eles vao ficar bem brabinhos. Na real nao tenho nem idéia de custo mas: 00 21 34 617804237.
Fui

segunda-feira, maio 16, 2005

Domingo

Domingo é sempre Domingo em qualquer parte do mundo. Tenho constatado isso cada vez mais por aqui. Pode ser besteira, mais sempre tive curiosidade em saber como é o dia a dia das pessoas por aqui e em especial o dia de Domingo.
Poucas coisas estao abertas, fora alguns poucos comércios e restaurantes. É o famoso dia de descanso para alguns, outros preferem os esporte, e a maioria curtir o que tem de bom para se fazer onde se esta. Nao que isso tudo nao possa se fazer ao mesmo tempo, até acho que muita gente faz.
O povo daqui segue isso ao pé da letra e com certeza a praia é um dos redutos preferidos deles. Onde todos se encontram, conversam, comem, tiram a roupa e curtem o sol que parece ser um pouco mais fraco(ainda nao chegou o verao é claro) que no Brasil. Eles chegam de calça, casaco, chapéu, tênis com meia e tudo. Ai começam a tirar a roupa até ficarem praticamente pelados. Cena muito cômica e meio estranha. Quem sabe com mais uns 4 anos por aqui me acustume com isso. Ah, o topless ja estou bem acostumado.
O Domingo aqui tambem é o futebol, paixao igual ou até maior que a dos brasileiros. Sábado a noite por sinal foi um pouco atípica por aqui. O barça se tornou campeao da liga espanhola coisa que nao acontecia a uns 5 anos, entao imaginem. Muitos fogos de artifícios, buzinas , congestionamentos, gritaria e tudo que ai também acontece.
Para eles aqui, a praça d catalunha e a rambla é a mesma coisa que a goethe pra nós.
Ontem, quando voltava pra casa depois de um dia intenso de muito sol passei pela carreata dos campeoes ou campeones como falam por aqui. Muita gente esperando o ônibus dos jogadores passar e sem sombra de dúvida o jogador mais procurado e gritado é o famoso ronaldinho gaúcho.
Mas oltando ao domingo, a parte cultural também é bastante lembrada. Muitos museus, teatros, galerias de exposiçao e cinemas sempre lotados.