Alexandre Saffi

sexta-feira, junho 24, 2005

Paris 02/50

......acordamos e ja tinhamos planos para o dia inteiro em Paris, o que parece fácil mas é bem difícil de se fazer, pois sao muitas atraçoes e muitos passeios para serem feitos e conciliar eles para que tudo fique agradável e seja feito na hora certa é bastante trabalhoso, acho que acertamos.
Nos encontramos na frente do Louvre com o objetivo de seguir o eixo da Champs Elysees até o arco do triunfo. Deixamos o Louvre para ir no Domingo pois achavamos que ia ter meia entrada, isso conto mais tarde. Sinceramente achei que a tao famosa Champs Elysees fosse muito mais grandiosa do que ela realmente é, nada que tenha me deixado decepcionado é claro, mas sempre me pareceu muito maior pela televisao. Caminhamos por ela, entramos nas lojas mais famosas é claro, onde encontrei um reloginho no valor de 34.500 €, alguém quer um de presente? O pior é que tem gente que compra isso né, sem noçao. Encontrei na Champs também uma Lamborguine laranja espetacular, que nem escrever sei (pobre é foda, garanto que qualquer um sabe escrever Fusca né), e mais algumas varidades de carros bem interessantes.
O arco do triunfo sim é impressionante, fica no meio do enontro de 14 ruas, dizem que é o lugarentroncamento ou rotatória mais perigosa da Europa. Pra chegar até o arco só por baixo da terra, e vale muito apena. De la, para todos os lados que se olha no eixo das ruas se tem uma visao show, desde o Louvre até o Arco do La Defense.
Seguimos por uma rua que ia em direçao ao Trocadeiro com o objetivo real de conhecer a tao sonha Torre Eiffel, pois o Trocadeiro fica em frente a Torre. Chegando la por volta das 15h e tive umas das mais impressionantes vistas dessa minha trip, a tal Torre. Bom ela sim é tudo o que eu esperava e muito mais. Poderia escrever umas vinte linhas só de adjetivos para ela entao vou deixar assim e dizer que pra quem vier pra Europa ou mais precisamente pra Paris e nao conhecer a Torre tem que ser preso ou ir pra forca. Compramos uns baguetes e almoçamos de frente pra torre no jardim que tem no Trocadeiro. Dormimos um pouco e fomos para a Torre conhecer Paris de cima, outro programa imperdível. Foda é pagar 10,50€ pra andar de elevador, mais depois de chegar no topo a vista é muito compensadora, muito mesmo. Se enxerga toda Paris, que é linda. O grande problema da torre é que tem uma fila muito grande e constante, entao se prepara para mofar um pouco la embaixo antes de subir.
Após enfrentar uma filinha para subir, curtir a vista de la e mais uma fila para descer ja eram umas 21h, foi guando tivemos a melhor idéia de todas, jantar no jardim de marte que fica do outro lado do Trocadeiro para esperar as luzes da Torrre se acenderem. Compramos duas garrafas de vinho, baguete é claro e chocolates de sobremesa.
Com certeza essa janta em forma de piquenique embaixo da torre vai demorar pra ser esquecido, ou melhor, nunca vai ser. Estou sendo meio repetitivo dizendo outra vez que este é outra coisa imperdivel de se fazer em Paris né, nao me culpem, a culpa é de quem construiu a cidade, hehehe. Sentados e comendo nossos baguetes regados a vinho francês ficamos a espera do momento tao esperado que aconteceu as 22h. Luzes brancas começam a piscar em toda a torre e todos que estao em volta fazendo a mesma coisa que nós começam a aplaudir, muito show mesmo. Considero esse momento como entre os cinco melhores que tive aqui, pra nao falar o melhor. Na real a única coisa ruim foi que faltou vinho, as garrafas foram rapidinho sem que ninguém ficasse mais alegrinho, hehehehe.
Fui

quinta-feira, junho 23, 2005

Paris 01/50

Ja estou de volta a Barcelona e pronto pra escrever sobre algumas coisas que conheci e que aconteceram em Paris. Como vocês viram no título poderia escrever uns 50 post sobre Paris ou até mais que isso, mas nao vou fazer isso com vocês é claro. Vou tentar resumir o máximo e contar algumas coisinhas de la.
Vamos la entao, depois de uma viagem de mais ou menos 8 horas de bus bastante cansativa Amesterdam - Paris chegamos a tal cidade luz. Pegamos um tráfego do cao na entrada da cidade que dizem ser bastante comum por la. Mas tudo bem né, estávamos em Paris e até o tráfego la é legal, ou nao.
Paris é muito fácil de se locomover, a rede de metrô é bem extensa e abrange praticamente toda a cidade, fora os onibus e alguns trens que levam até a periferia. Chegamos eu e o Beto, um cara que conheci em Amsterdam e que tava vindo pra Paris também, e fomos direto ao albergue onde por nossa surpresa nossas reservas nao estavam feitas, que merda. Tivemos que ir pra outro hotel naquela noite, bem perto e bem fácil de achar, sem muitos problemas. Na real foi fácil assim poque o Beto fala francês, o que ajuda muito, muito mesmo.
Deixamos nossas coisas no hotel e fomos desbravar a cidade pra ver se Paris era tudo isso mesmo que dizem. Com certeza é. Saímos por volta das 20h do hotel e fomos direto para o Sena. Simplismente facinante caminhar pelo Sena e lembrar do que as pessoas te falavam dele ou dos filmes em que ele aparece e por causa da sua beleza também é claro, principalmente no final de tarde, eu com certeza recomendo.
Como estavamos facinados com tudo fomos caminhando sem ter um ponto de parada ou algum lugar onde ir, apenas estavamos fazendo uma espécie de primeiro contado que por sinal durou umas 4 horas. Heheheh, pois é, acho que nos empolgamos e como escurece la pelas 22:30h perdemos a noçao do tempo. Passamos pela catedral de Notre Dame que esta na ilha da cidade, onde surgiu Paris, o museu Louvre com a pirâmide e outras coisas mais. Só nao fomos até a torre pois era um pouco mais longe, mas víamos ela de toda a parte iluminando Paris, sem comentários sobre.
Nessa brincadeira chegamos no hotel bem cansados, depois de 8 horas de viagem e de 4 de caminhada, mau tomamos banho e fomos dormir.
Posso garantir que amanhecer em Paris nao é muito diferente dos outros lugares, ainda mais com a vista que nosso quarto tinha, um paredao de concreto, foda, mas faz parte da vida d um mochileiro. Tomamos o café e fomos para o nosso roteiro pré estabelecido um dia antes. Optamos por ir em pontos mais distantes do centro e do Sena primeiro, pois no outro dia chegaria uma amigona minha de Barça e a mae dela para fazermos os passeios mais básicos juntos. Fomos pra Sacre-Coeur uma igreja famosa com uma vista muito legal da cidade, é um dos pontos onde da pra ver Paris de cima, passeio indispensável por la. Depois fomos para o outro lado da cidade no jardim de Luxemburgo fazer um piquenique. Compramos vinho, francês é claro, dois baguetes e algumas cerejas (diferentes das do Brasil) para sobremesa. Muito legal, chegamos la tiha uma galera fazendo o mesmo que nós, todos curtindo o ambiente e a paz do lugar. Ficamos um pouquinho digamos alegre e dormimos um tempo no jardim, ou seja, posso dizer que dormi no jardim de Luxemburgo, lalalalalala. Depois de um breve sono, conhecemos mais alguns lugares ali por perto, o segundo prédio mais alto da Europa ou coisa parecida e voltamos para o albergue tomar um banho e nos encotrarmos com minha amiga e a mae dela em frente ao Notre Dame.
Passeamos com elas, mostramos algumas coisas turísticas de la e fomos dormir pois o outro dia ia ser muito longo.
Conto o resto no próximo post.
Fui.