Alexandre Saffi

segunda-feira, junho 27, 2005

Paris 03/50

..... o lugar, a torre, as pessoas que estavam em volta, o vinho e todo o contexto da noite sob a torre Eiffel nos fizeram perder o metrô. Quando fomos ver no reógio ja eram 15 para 1h, horário que fecha o metrô, arrumamos as coisas, guardamos o lixo e fomos até o metrô mais perto para ver se ainda conseguiríamos pega-lo, o que nao aconteceu. Em Paris, diferente de Barcelona os metrôs fecham exatamente a 1h, nao é como em Barça que o metrô só fecha conforme o trem vai passando nas estaçoes. Explicando melhor o funcionamento acontece o seguinte, o último trem que sai das estaçoes terminais sai em determinado horário, em Barça a 24h, entao dependendo de qual estaçao vocÊ for pegar o metrô ele vai passar as 24:20h, 24:30h. E o metrô só fecha depois de o trem passar.
Voltando a Paris, tivemos que caminhar uns 30min até encontrarmos uma parada de ônibus noite, o que nao foi fácil. Esperamos mais meia hora até ele chegar e adivinhem se ele nao estava cheio. Bah, que merda de bus, simplismente atrolhado de gente, e gente fedendo muito. A fama dos franceses nao é atoa nao, eles sao porcos e fedorentos mesmo. No fim dessa longa jornada chegamos no albergue por volta das 3h da manha, sem comentários.
No outro dia nos dedicamos mais a parte cultural, Louvre e Pompidou. Chegamos no Louvre e vímos que a nossa tao sonhada meia entrada nao estava valendo aquele dia, foda, nem me lembro ao certo quanto pagamos para entrar, mas acho que foi por volta de 8€ ou coisa parecida. O Louvre tem toda aquela mística de maior museu do mundo, onde se encontra a Monalisa, e blablablablabla. Pois é, para um desconhecedor de arte como eu, onde o máximo que meu intelecto consegue diferenciar e admirar é um Monet, Picasso ou de um Miró e também sendo um admirador de arte moderna o Louvre nao passa de um museu comum. Claro que sua arquitetura e sua pirâmide sao espetaculares, claro que alguém que vai a Paris está obrigado a ir no Louvre, mas para por ai, nada mais que isso. Até por que, para mim quantidade nao é qualidade e o que o Louvre tem é quantidade, lembrem-se que para mim né. O que vi no Louvre junto com os outros foi uma estátua que nao me recordo o nome, mas que é bem famosa e a tao famosa Monalisa. Se bem que olhar a Monalisa tenha sido um trabalho de muita paciência, pois imaginem quantas pessoas tinham na frente e a confusao que estava. Era um empurra daqui, empurra dali, todos querendo tirar foto com a Monalisa de fundo ou simplesmente só dela. Vamos combinar, qual é a moral de bater uma foto com a Monalisa atrás? Putz, sei la, respeito que tenha feito mas nao "me gusta" tirar fotos com a Monalisa atrás. Tirei foto do amontoado de pessoas querendo ver ela, isso sim foi divertido de ver, hehehehehe.
Saímos do Louvre meio cansados apesar de termos visto nem 1/10 das obras expostas. Fomos comer um crepe ali perto pois ja estávamos com fome. Simplesmente muito bom, o crepe era grande, massa boa e o único problema que um pouquinho caro, mas valeu a pena. Depois de comer o tal crepe francês, fomos direto ao museu Pompidou, obra prima de alguns arquitetos que me fogem da memória agora, aliás minha memória nao anda muito boa. Arquitetônicamente o prédio é fantástico, digamos que o prédio esta vidado do avesso. Todos os dutos de ar condicionado, esgoto, escadas, e parte funcional esta virada para fora e nao é escondida. A parte de dentro ficam as salas de exposiçao livres dos shafts de instalaçoes. Como é bom ver uma boa arquitetura moderna no meio da "velharia" européia. Se alguém dissesse que tinha tempo pra visitar somente um museu em Paris, com certeza indicaria o Pompidou. As exposiçoes dentro dele também sao bem interessantes, claro que como toda a arte moderna tem muita coisa louca que nao se entende, mas com certeza bem melhor que o Louvre.
Acho que com esses 3 post deu pra vocês terem uma idéia da minha passagem por Paris, como falei poderia ficar aqui falando muito mais sobre, mas vou poupar vocês. Sempre que passo por algumas cidades aqui na Europa, no último dia de viagem dou uma última olhada como se fosse uma despedida final, onde dificilmente vou voltar, Paris nao, nem me dei ao trabalho de fazer isso pois com certeza voltarei la.
Fui.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Bah duplinha que orgulho! Que bom que estás aproveitando muito!!! Quem sabe não volto contigo à Paris??? Ameeeeiiii, mas amei muuuuito as fotos! Valeu dupla! Amo você! Te cuida.
Beijão com saudades (muita e sempre). Dupla.

seg. jun. 27, 12:06:00 PM 2005  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial