Alexandre Saffi

sexta-feira, abril 22, 2005

Fim de Lisboa e Porto (com chuva).

Bom galera, meu último dia em Lisboa 20/4 foi bem interessante e um pouco mais calmo. Fui, sem dúvida na maior atração turística de Lisboa, o Mosteiro de Jerônimo. Muita gente, muita gente mesmo. o Mosteiro é muito legal, gigantesco em todos os aspectos. Tem uma sala de refeição pra umas 200 pessoas com paredes em azulejo pintados a mão. Tem um pátio central onde os monges tomavam sol bem legal. O q mais me chamou a atenção foi a igreja. Tem um teto trabalhado que é muito afude. Ao lado do mosteiro tem o centro cultural de Belém que é de dar inveja aos grandes centro aqui. O lugar é nota 10 arquiteturamente e culturalmente falando. Eles estão bem próximos um do outro mais nenhum tira a beleza do outro. É o novoe o velho em completa armonia, aliás eles são muito bons nisso. Fui no museo do chiavo e la é muito legal tb. Tem várias intervenções internas muito boas tb. Depois disso fui pra rodoviária onde tinha deixado minha mochila em um armário eletrônico pra pegar bus pra Porto. Ah esqueci de dizer que fiquei metade do dia sem pagar passagem, o meu cartão estragou, ou sei la. Bem coisa de brasileiro, poir q se me pegassem ia ter que pagar uns 30 euros por ai. hehehe.
Meu conselho pra quem viaja pra uma cidade que não conhece é com certeza não faça como eu fiz. Cheguei na madruga em Porto, numa rodoviária tipo de alvorado, ou seja não é uma rodoviária e sim um beco escura e deserto. Agora imagina eu parado na rua as 4:30h da manhã sem nem ao mesmo saber exatamente onde estou, pois não tinha mapa de Porto. A minha sorte é que comecei a onversar com um cara q também estava parado la e q conhecia Porto e tal. Me deu umas dicas e fomos a pé até a estação São Bento. Ai ficou barbada, só tive que esperar os bus começarem a andar e pegar um pro albergue.
Chegeui no albergue, deixei minhas coisas la e fui fazer minhas descobertas pela cidade. Porto é diferente de Lisboa, mais tem algumas semelhanças. Em comum a sua geografia digamos, pois partem de um centro na margem do rio, centro que tem bastante relevo em algumas áreas, e se desenvolvem para as outraspartes. Então a parte histórica das cidades se concentra no centro e a perifería ja fica fora do lado histórico.
O clima de Porto é bem parecido com o de POA, bastante úmido. O dia começa frio e nublado, pelo meio dia fica quente e a noite esfria again, um saco pra quem ta caminhando pela cidade. Ta va na parada de bus, uma chuvinha caindo e um vento que mais parecia um minuando e vinha um bus vindo, por um momento achei até que era um T1 ou T10, heheheh, realmente o tempo aqui parece POA.
Ontem 21/04 visitei a parte histórica de Porto, o centro, várias subidas e decidas, ruelas, prédios e seus azulejos, muit chuva, pé molhado, câmera molhada e tudo mais. Bem legal mesmo. Algumas igrejas como a da Sé e a ponte dom Luis ou João I ou IV sei la, faça a combinação que quiser q vai dar na mesma. A ponte que liga Porto a cidade de Gaia e atravessa o rio Douro. A margem do lado de Gaia é onde tem os vinhos, aliás tomei alguns, claro que todos amostra gratis e eu como um bom brasileiro estive la degustando alguns. llalalalalala. Fui mais cedo pro albergue pois estava podre, jantei la mesmo e dormi das 20:30 as 8:30.
Hj pra variar amanheceu chuvendo. Eta cidadezinha murrinha no tempo. Fui fazer meu passeio arquitetônico hj. Fui no museo de arte moderna do siza, muito dez, depois fui a casa de música do Porto, bem legal tb. Ai fui na Faculdade de Arquitetura daqui, feita pelo Siza tb e depois dei uma passada no centro again e agora estou aqui, quem teve sorte, meu irmaõ e a dupla conceguiu falar comigo no msn hj, pra quem não teve, só sobrou me mandar email ou comentários aqui.
Bjão a todos e saudades.
Fui

5 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Nossa, quanta coisa!!!! Que bom te ver fazendo 500 coisas e conhecendo maravilhas!!! Fica assim tentando fazer teu diário para eu acompanhar daqui tá... bjos, Carol

sex. abr. 22, 01:25:00 PM 2005  
Anonymous Anônimo disse...

Muito bom falar contigo hoje em tempo real dupla, deu pra matar um pouquinho a saudade... Estás te revelando um maravilhoso "arquiteto descritor(?) do mundo". Uma das coisas que mais gosto em ti é o senso de humor. Ninguém é mais criança aqui!Continua aproveitando e te cuida aí.
Beijão da dupla.

sex. abr. 22, 03:28:00 PM 2005  
Anonymous Anônimo disse...

Eu tive sorte! E adorei te ver!! Falei com a minha amiga de lisboa hj depois q falei contigo e ela perguntou de ti...não sei até qdo tu fica por aí, mas ela disse pra tu ligar pra ela!!! :p Saudades, saudades,saudades.....Beijocas!!!

sex. abr. 22, 04:45:00 PM 2005  
Anonymous Anônimo disse...

AM, e essas fotos aí, vai mandar qdo??

sex. abr. 22, 04:51:00 PM 2005  
Anonymous Anônimo disse...

Cara, que afudê! Coloquei um link no meu blog aqui pro teu. Com certeza vais ter várias dessas aventuras pra contar, tipo essa da rodô de alvorada hahahahhahaha

Grande abraço, fera e boa sorte!

sex. abr. 22, 05:16:00 PM 2005  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial